Projeto de Agrofloresta Regenerativa

A técnica da cobertura do solo desenvolvida em um Sistema Agroflorestal é uma nova forma de plantio que contribuirá para que os Yanonami da região de Maturacá possam ter hortaliças, frutas e madeira nobre, em uma floresta que produz alimentos de forma eficiente e otimizada.

Em todas as comunidades e populações indígenas, a roça sempre fez parte da economia local da comunidade yanonami de Maturacá, como também o plantio de mandioca para produção de farinha, cará, taioba, batata, banana, palmeiras e frutíferas como o açaí, cupuaçu, pupunha, coco, taperebá e bacaba.

A globalização e o mundo moderno têm transformado culturas inteiras. Comunidades tradicionais (em especial as indígenas) vêm sofrendo mudanças na alimentação estimuladas pelo consumismo.

Em 2019, a AYRCA em parceria com ONG’s e organizações privadas, estão unindo forças para implementar uma nova roça de Agrofloresta Regenerativa na comunidade de Maturacá, onde os Yanonami vão criar uma agrofloresta do zero com foco em árvores perenes, fruteiras e produtos da roça. Para isso, aprenderão a fazer a leitura da paisagem. Utilizarão, na prática, os princípios da agrofloresta, como sucessão natural (sequência de espécies que são plantadas para revigorar o solo até virar uma floresta), estratificação (quais plantas ocupam determinado espaço para melhor aproveitamento da luz solar) e senescência (manter a floresta sempre jovem com podas).


Colabore!


%d blogueiros gostam disto: