Nosso Jeito de Tomar Decisões

Nós, Yanomami e Ye’kwana, temos nossas próprias formas de tomar decisões, o que os não indígenas costumam chamar de governança. Na TI Yanomami somos dois povos diferentes e cada um tem o seu jeito de decidir sobre assuntos que são importantes para nossas vidas.

As comunidades yanomami têm espaços coletivos, em que as decisões são tomadas pelo conjunto dos homens mais velhos. Essas decisões são discutidas com toda a família e a comunidade e em reuniões que nós chamamos de hereamu.

Algumas decisões afetam várias comunidades e, por isso, precisam ser discutidas regionalmente, por nossos representantes. É por isso que no final da década de 1990 começamos a criar associações para articular as comunidades de uma mesma região, tomar decisões e mediar as relações com os não indígenas. Se precisamos tomar decisões que podem afetar toda a nossa terra, sabemos que é preciso discutir e buscar consenso de forma ampla, com repre-sentantes de todas as regiões.

PARA FORTALECER NOSSA GOVERNANÇA

Os principais pontos que precisamos garantir para que o nosso jeito de decidir seja respeitado e a governança da TIY seja forte são:

  • Estimular o intercâmbio entre lideranças e associações de diferentes regiões da TIY;
  • Realizar periodicamente o Fórum de Lideranças;
  • Exigir que todos os não indígenas respeitem o nosso Protocolo de Consulta.
%d blogueiros gostam disto: